quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sopa da Bruxa

Pra comemorar o Halloween, vou passar hoje a receita da Sopa da Bruxa! Mas, calma, garanto que desse caldeirão só sai poções do bem! Hehe.
Esta sopa foi apelidada carinhosamente de Sopa da Bruxa pois, assim como as bruxinhas dos contos que vão acrescentando diversos ingredientes nas suas poções, esta sopa leva os mais diversos legumes e verduras que são combinados para dar vida à nossa feitiçaria!

Ingredientes:

• 1 uni Alho poro
• 2 talos Salsão
• 3 uni Tomate
• 0,5 maço Espinafre
• 0,5 maço Couve
• 1 uni Chuchu
• 0,5 uni Nabo
• 2 uni Cenoura
• 0,25 uni Repolho
• 1 uni Berinjela
• 2 uni Abobrinha
• 0, 200 gr Vagem
• Sal e pimenta do reino


Modo de preparo:

Lavar bem e cortar todos os legumes em pedaços, colocar numa panela grande, preencher com água e cozinhar por 45 minutos. Deixar esfriar um pouco, bater no liquidificador e coar. Temperar com sal e pimenta e está pronta!
Bruxinhas práticas sabem que uma receita fácil deixa mais tempo para passear de vassoura! Rs.
Esta receita rende mais ou menos 5 litros. Se não for consumir toda, você pode dividir em potes e congelar!





quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal da cidade de São Paulo, o Mercadão, é um passeio delicioso! Eu adoro fazer uma visita por lá para encher minha frota de carrinhos de feira! Hehe. 


Além dos itens mais conhecidos como o bacalhau, as azeitonas, queijos e frutas super selecionadas (nessa época, as jabuticabas nunca me escapam!); acabo sempre achando alguma coisa diferente para trazer comigo.

No meu último passeio resolvi experimentar o mix italiano! Um conjunto tentador de conservas, como só no Mercadão eu poderia achar.



Essa mistura de azeitonas, alho, cebolinha, alcaparrones, mini milho e pimenta biquinha é de dar água na boca! 
Outro achado foi uma pasta de tomates concentrada, direto de Napoli, que ficou uma delícia com pães e torradas!


Recomendo muito o passeio e quero saber dos achados de vocês por lá!

Mercado Municipal de São Paulo
Rua Da Cantareira, 306 - Luz - São Paulo - SP






terça-feira, 29 de outubro de 2013

Malbec

Essa uva originaria da França se adaptou muito bem às terras argentinas. E, se na França ela é usada para compor alguns vinhos (principalmente em bordeaux), na Argentina ela é a estrela principal.
Os vinhos argentinos feitos com a Malbec tem uma cor violeta profunda e,  geralmente, alto teor alcóolico, devido à grande incidência do sol nos vinhedos.
O sabor levemente adocicado e a forte presença de frutas e madeira no olfato são características marcantes, que trouxeram fama e sucesso ao Malbec portenho, principalmente no mercado americano.



Na França também há um vinho muito famoso onde a Malbec á a estrela principal. Este vinho é
produzido na região de Cahors que fica no Sudoeste da França. Interessante notar que apesar de serem feitos com a mesma uva, os vinhos de Cahors e os argentinos são bastante diferentes, na cor, no aroma e no sabor.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dica de restaurante: Uo Katsu

Uo Katsu já foi uma peixaria que servia sashimi, mas o sucesso foi tão grande que eles deixaram de ser peixaria para apenas servir as iguarias da culinária japonesa. Por isso mesmo, eles entendem muito de peixe e sabem da importância de servir o peixe mais fresco possível. O que faz uma enorme diferença. 
Hoje o sistemas funciona da seguinte forma, você escolhe o peixe no variado cardápio e pede por peso! As opções são diversas: polvo, manjuba, buri (olho de boi), pargo entre outros.


E, pra quem não é fã de peixe cru, pode pedir o melhor sushi de skin do mundo! Garantido!


Uo Katsu Sushi Bar
Rua Manoel da Nóbrega, 1180. Paraíso - São Paulo - SP
(11) 3887 9426


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como servir alcachofras

A primavera traz muitas coisas boas. Uma delas, certamente, é a alcachofra! Esta flor de origem Tunisiana, e que era apreciada pelos Egípcios e Gregos, faz bem para a saúde além de ser deliciosa!
A forma mais simples de servir uma alcachofra, e a mais gostosa na minha opinião, é cozinhá-la e comê-la com azeite e sal ou um vinagrete.
Eu adoro retirar e comer cada folhinha dessa flor, até chegar em seus espinhos, para aí sim retirá-los e apreciar seu fundo. 
Porém, a alcachofra pode ser um pouco difícil de servir para seus convidados, pois esses espinhos podem ser complicados de retirar e, para quem não tem prática, podem espetar os dedos. 
A dica é fazer isso previamente e servir as folhas e o fundo numa travessa. Assim, as pessoas podem se servir de forma mais confortável.
O resultado fica lindo!



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bolo de Laranja (sem lactose!)

Esse bolo de laranja é super fácil de fazer e fica bem macio e molhadinho... ideal para um café da tarde. E melhor, sem lactose!

Vamos aos ingredientes?

• 2 laranjas inteiras
• 4 ovos
• 240ml Óleo
• 380gr de Açúcar + 02 colheres de sopa de açúcar para a cobertura
• 360gr Farinha de trigo
• 1 Colher de sopa Fermento em pó

Modo de preparo:

Corte uma das laranjas em cubos grandes, retire as sementes, bata no liquidificador com os ovos, o óleo e o açúcar.
Coloque a mistura num bowl e acrescente a farinha de trigo peneirada e o fermento.
Misture bem e coloque em uma forma untada com manteiga e farinha.
Asse no forno 150°C por mais ou menos 45 minutos.
Para a cobertura, misture 2 colheres de sopa de açúcar e suco de uma laranja e espalhe no topo do bolo assim que sair do forno.





quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vinagre de ervas e Azeites temperados

O post de hoje, além de ser gastronômico, também é uma dica de decoração. Afinal, como já disse aqui antes, são nos pequenos detalhes à mesa que a gente consegue servir com mais charme. 

Os vinagres de ervas e azeites temperados podem mudar e enriquecer um prato. E, se envasados com carinho, ficam um charme! Lembre sempre de guardar embalagens em vidro para fazer suas misturinhas.

Vou dar aqui as dicas de algumas combinações que funcionam e suas respectivas harmonizações.


  • Vinagres de maçã, vinho branco ou arroz combinam com ervas como tomilho limão e alecrim e são perfeitos para temperar saladas.



  • Vinagres de vinho tinto combinam com canela em pau e favas de baunilha.

  • Azeites extra virgem com canela e fava de baunilha vão bem em caldos, saladas e temperos em geral.
  • Os azeites com pimenta dedo de moça desidratada vão bem com carnes, peixes e massas que precisam de um toque picante. 
 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Receita: Limonada Rosa


Adicionar frutas silvestres à tradicional limonada é um dos drinks que mais faz sucesso no verão. A Berry Lemonade, como é conhecida nos EUA, é perfeita para ser apreciada relaxando na piscina ou num almoço leve. 



Outro dia me lembrei deste refresco quando fui a um restaurante. Pedi a Berry Lemonade que estava deliciosa e achei que era o drink perfeito para dividir aqui. 
Mas, claro, como não poderia deixar de ser, resolvi fazer uma receita um pouco diferente que, com ingredientes fáceis de achar, virou a nossa Limonada Rosa! 

Lá vai a receita!

Ingredientes:

- 04 limões (usei o tahiti)
- 01 caixa de morangos bem maduros
- 01 colher de chá de açúcar
- Água com gás
- Refrigerante de limão
- Gelo

Modo de preparo:

Lave os morangos e os congele por mais ou menos 01 hora. Depois de congelados é só picar, jogar na coqueteleira e juntar a colher de açúcar. Amasse os morangos com um socador, junte o suco de limão, o gelo e chacoalhe bem.
Coloque essa mistura em uma jarra e complete com a água com gás e o refrigerante (a proporção vai depender se você quer mais ou menos doce).

E o resultado da nossa Limonada Rosa é esse:


Espero que gostem! =) 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Receita: Salmorejo

O salmorejo é uma sopa de tomates típica do sul da Espanha. Servida fria, ela possui consistência cremosa - como um purê ou molho - o que a difere do gaspacho, que é geralmente mais líquido.
Super fácil de preparar, esta receita é perfeita para dias quentes, por ser muito refrescante. Pode ser servida como entrada em um almoço ou jantar e certamente fará sucesso com seus convidados sem dar muito trabalho. É a receita perfeita para quem gosta de receber, mas não quer passar o dia na cozinha.

Rendimento - 10 porções
Ingredientes:

• 250gr de miolo de pão (duro, de um ou dois dias)
• 1kg de tomates maduros e vermelhos
• 2 dentes de alho
• 100ml de azeite
• 50ml de vinagre de vinho branco ou suco de limão
• sal e pimenta do reino a gosto
• água gelada 

Mode de fazer:

Primeiro, umedeça o miolo do pão com um pouco de água. 
Enquanto isso, corte os tomates sem pele* e sem sementes em pedaços.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata bem até formar um creme (se necessário, coloque um pouco de água fria). 
Experimente e corrija o tempero.
Sirva gelado com ovo cozido picado, presunto de Parma e salsinha para decorar.

Eu gosto de usar potinhos individuais. Quanto mais charmosos os potinhos, mais bonita ficará a apresentação! ;)


*Dica! A maneira mais fácil de tirar a pele do tomate é fazer um pequeno corte em forma de "X" na parte de cima, mergulhar em água fervendo e depois na água com gelo.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pinot Noir

Hoje vou falar sobre a Pinot Noir, uma uva originária da França, que é símbolo da região da Borgonha e também da região da Champagne, já que muitos dos espumantes possuem essa uva no corte. 
É uma uva que não se adapta em qualquer lugar e gosta de um clima mais frio. 
É incrível notar a quantidade de vinhos diferentes que essa uva pode dar dependendo da região em que é plantada. Se na Borgonha os vinhos dessa uva apresentam um caráter complexo, no Novo Mundo a Pinot produz um vinho mais leve e fácil de ser apreciado.
Por serem tão diferentes os vinhos originados por essa uva, podem harmonizar com diversos tipos de comida. Desde peixes mais fortes como o atum e o salmão, até com carnes grelhadas como o filet mignon, caças como o faisão e codorna e até pato, que é a combinação clássica.


No 2o episódio em vídeo da Cozinha Rosa, servimos um Pinot do Novo Mundo para harmonizar com a sopa de aspargos e cogumelos, que, por ter um fundo de carne, ficou uma delícia!


Vinho: Santa Carolina Casablanca Estate Reserva
Uva: Pinot Noir
Ano:  2011

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dica de restaurante: Barteco

A dica de restaurante dessa semana é pra quem adora uma comida caseira e não consegue almoçar em casa. Fato tão comum aqui em São Paulo.
A Rua dos Pinheiros já é endereço de diversos restaurantes deliciosos que parecem não parar de pipocar por lá. E é na esquina com a Rua Cônego Eugênio Leite que está o Barteco, numa despretensiosa mistura de bar, boteco e restaurante, o Barteco serve um "PF" pra lá de especial. 
Você não vai encontrá-lo no cardápio, mas pode pedir sem hesitar: o Picadinho do Chef! Arroz, feijão preto, picadinho de carne, banana à milanesa, farofa e um delicioso ovo frito com gema molinha que quebra na primeira garfada, deixando essa mistura ainda mais gostosa. E tudo isso servido no maior charme: dentro de uma saudosa marmitinha de alumínio! 


Barteco
Rua dos Pinheiros, 220 (esquina com a Rua Cônego Eugênio Leite) - Pinheiros
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2619 2880

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Receita: Cupcake de banana com castanha do pará

A receita de hoje é um cupcake com sabores bem brasileiros! Vamos ao passo a passo?

Faça uma farofa com:
150gr Farinha de trigo
200gr Açúcar
100gr Manteiga

Peneire numa bacia:
185gr Farinha de rosca
135gr Açúcar mascavo
15gr Fermento em pó
Acrescentar 50 gr. castanha do para em lascas

Bata no liqüidificador:
200gr Banana nanica
3 Ovos
120gr Óleo de milho

Acrescente a mistura na bacia, mexa até ficar homogêneo. Coloque a massa nas forminhas de cupcake (encha até um pouco acima da metade), cubra com uma rodela de banana cortada bem fininha e, por cima, coloque a farofa.

Asse no forno pré aquecido a 150 oC,  de 8 a 14 minutos, dependendo do tamanho da forma.... Verifique com um palito de dente.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Alegre a casa com vasos inusitados!

Quem pensa que para decorar a casa é preciso gastar muito dinheiro, se engana. São nos pequenos detalhes que nossa casa fica personalizada e charmosa. Fazer uso criativo de objetos é uma ideia de baixo custo e aproveitar embalagens para fazer vasos de flores é apenas uma delas.
Latas que seriam jogadas fora ou utensílios que estão encostados no armário podem virar peças de decoração. Então, da próxima vez que ganhar lindas flores, que tal dar uma casa diferente para elas?



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Capítulo 02 Cozinha Rosa: Rosa Sopa de Aspargos e Cogumelos


No episódio passado preparei uma charmosa tábua de queijos para minhas amigas e, enquanto elas saboreiam essa entrada com um bom espumante, eu preparo uma sopa a base de carne e finalizada com aspargos e cogumelos que tenho certeza que será um sucesso!

Ingredientes:

Para o caldo:
- 2 uni Cebola
- 1 uni Cenoura
- 2 talos de Salsão
- Folhas de um Alho poró
- 500gr Músculo bovino
- Água (mais ou menos 2 litros)

Finalização da sopa:

- 1 Maço de Aspargos (10uni)
- 1 Bandeja de Cogumelos Paris frescos (200gr)
- 1 xícara de Massa para sopa
- Azeite
- Sal a gosto

- Salsinha para finalizar

Modo de preparo:

- Doure o músculo em azeite ou óleo; 
- Cozinhe o músculo na pressão com a cebola, cenoura, salsão e alho poró picados por 40 minutos a 01   hora;
- Doure os cogumelos cortados em uma panela separada;
- Descarte os legumes do caldo e acrescente aos cogumelos;
- Acrescente os aspargos e a massa e deixe cozinhar por 05 minutos;
- Acerte o sal e finalize com um pouco de salsinha.

Rendimento: 06 porções

Para acompanhar, servi um vinho Pinot Noir que combina com a sopa que possui esse fundo de carne delicioso! 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dica de restaurante: Ella

Uma das coisas mais legais de morar em São Paulo é descobrir a diversidade de novos lugares, novos pratos e novas propostas. O restaurante Ella, aberto recentemente em Pinheiros, foi uma dessas descobertas e deixo aqui a dica de um prato maravilhoso para quem quiser conhecer o restaurante.
Outro dia experimentei uma massa como há muito tempo não comia: Tortelli de beterraba com molho de manteiga e sálvia. ADOREI!
Ela é bem fininha e recheada com um creme de ricota e beterraba. A apresentação do prato é tão lindinha. A faixa cor de rosa da massa combina com as folinhas de sálvia da manteiga, olha só!




Hoje é sexta-feira, quase final de semana, se precisarem de uma dica, essa é boa!

Ella
Rua Costa Carvalho, 138 - Pinheiros
São Paulo - SP
Telefone: (11) 3034 1267

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Receita pra comemorar o dia das crianças

Cookie de chocolate

* 150gr Margarina ou manteiga
* 100gr Açúcar
* 80gr Açúcar mascavo
* 2 Ovos
* 330gr Farinha de trigo
* 1 colher de café de Fermento em pó
* 200gr Chocolate meio amargo
Na batedeira, coloque a margarina e o açúcar e bata até formar um creme bem fofo. Vá acrescentando aos poucos o açúcar mascavo, os ovos e por fim a farinha já misturada com o fermento. Bata bem até formar uma massa homogênea.

Por ultimo acrescente o chocolate meio amargo picado grosso, misturando com uma colher.

Pingue na assadeira, deixando espaço entre um biscoito e outro (bolinhas do tamanho de uma pitanga). Leve ao fogo pré aquecido a 180°C e asse por 8 minutos, ou ate dourar por baixo.... Deixe esfriar um pouquinho e, hummm, devore os cookies.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Garrafa Iluminada

Usar o cordão pisca-pisca apenas na época do Natal é um desperdício! Vocês viram como a decoração da minha cozinha fica mais charmosa com as luzinhas? Então, que tal tirá-las do fundo do baú para fazer uma linda Garrafa Iluminada? Você pode usar sobre um carrinho de bebidas ou ao lado da louça na hora de receber os amigos para um jantar especial! Mãos a obra?


Material:

1. Garrafa de vidro à escolha
2. Uma tesoura resistente ou alicate
3. Cordão de pisca natalino

Passo a passo:

1. Com a tesoura ou alicate faça um recorte na tampa da garrafa;
2. Insira o cordão de luzes na garrafa deixando o fio com a tomada para fora;
3. Feche a tampa e é só ligar! 

*com colaboração da minha amiga querida Paty Moraes



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Capítulo 01 Cozinha Rosa: Tábua de Queijos

No capítulo de abertura do Cozinha Rosa, vou receber um grupo de amigas muito especial. E, o que melhor para começar a noite do que uma deliciosa tábua de queijos? Mas, ao invés de servir a tradicional tábua, vou ensinar como deixá-la mais charmosa. Acompanhada de um espumante, tenho certeza que será sucesso com as meninas. 


Queijos, servidos nesta ordem:

- Camembert 
- Emental
- Queijo de cabra
- Gorgonzola

Para completar, o charme:

- Geleia de frutas vermelhas (para o camembert)
- Geleia de casca de laranja (para o queijo de cabra)
- Mel de laranjeira (para o gorgonzola)

E, para harmonizar e alegrar as meninas, um espumante! 

Bem vindos!

Bem vindos ao blog do Cozinha Rosa onde vou postar dicas, receitas e curiosidades do mundo das panelas! Meu nome é Paula Fontanelli, mas, podem me chamar de Paulinha.
Mestre-cuca desde sempre, nasci no interior do Paraná e cresci metendo a colher em todo lugar. Na cozinha de casa, apreciava as mulheres a fazer mágica com os alimentos, que mudavam de cor, de textura e exalavam aromas como poções de feitiços. Já mocinha e íntima das panelas, em 2002 resolvi conhecer o México, onde fiz um intercâmbio cultural de um ano e meu gosto pela arte de misturar temperos só fez aumentar: os sabores fortes da culinária condimentada chamaram a atenção e, como já tinha em mente especializar meus estudos em Gastronomia, continuei observando e provando os diversos temperos antes de voltar. De volta ao Brasil, graduei-me pelo Senac para deixar os pais mais orgulhosos antes de mergulhar no primeiro emprego na cozinha de um navio de cruzeiro pelas ilhas do Caribe. Inquieta, voltei a viver mais um ano no México para me certificar de que não esquecera de provar nada e fui estudar “Cocina Mexicana” e “Historia de la Cocina Mexicana” na costeira cidade de Tampico. E já que estava lá, percorri inúmeras feiras, mercados, comunidades indígenas e cozinhas particulares, aprendendo empiricamente. Isso quer dizer, comendo e cozinhando, cozinhando e comendo. E foi assim que aprendi tudo que sei e, de tudo, o mais importante: “Ainda falta muito para saber”. De volta ao Brasil, fui morar em São Paulo para me pós-graduar em docência para o ensino superior com ênfase em Gastronomia. Na cidade grande, comecei a pensar grande e, depois de trabalhar por dois anos como assistente da chef Morena Leite no renomado restaurante Capim Santo, quis abrir meu próprio negócio. Em 2011, inaugurei com amigos a Comidaria Donnabella São Paulo, filial da comidaria de mesmo nome em Ilhabela e que já tem 10 anos! Lá é onde passo a maior parte do tempo regendo panelas e colheres na mais perfeita harmonia de sabores e saberes! Mas o dia só acaba se não faltar tempo para preparar todas as delícias em um animado encontro de amigos na Cozinha Rosa do meu apartamento.
Espero que gostem!
Beijos